O Campeonato Mundial de Ralis da FIA deverá regressar a Espanha na próxima temporada para enfrentar as aceleradas estradas de asfalto das Ilhas Canárias, foi anunciado hoje (segunda-feira, 11 de março).
Seguindo os passos do Tet Rally da Letónia e do ORLEN 80th Rally da Polónia, ambos os quais utilizaram o caminho do Campeonato Europeu de Ralis da FIA (ERC) para se juntarem ao WRC em 2024, o Rally Islas Canarias passará do ERC para o WRC em 2025 e 2026. .
Realizado pela primeira vez em 1977, o Rally Islas Canarias faz parte continuamente do ERC desde 2016 e em 2026 celebrará a sua 50ª edição, como parte do auge do rali. Pretende-se que funcione exclusivamente na Gran Canaria em 2025, antes de se expandir para incluir outras ilhas no seu 50º aniversário.
O anúncio de hoje foi feito perante a imprensa na Gran Canaria e, além do Promotor do WRC e Todo Sport, contou com a presença, entre outros, do Presidente das Ilhas Canárias, Fernando Clavijo, do Presidente do Conselho Insular de Gran Canaria, Antonio Morales, e do Membro do Conselho Mundial do Desporto Automóvel da FIA. e o presidente da Real Federación Española de Automovilismo (RFEDA), Manuel Aviñó.
“Trazer o Rally Islas Canarias para o WRC foi a recompensa de muitos anos de trabalho. Era um objetivo desejado por várias gerações e agora, juntamente com o Promotor do WRC, tornou-se ao nosso alcance”, expressou Germán Morales, CEO do promotor do evento Club Deportivo Todo Sport.
“Desde que adicionamos o Campeonato Europeu de Ralis ao nosso portfólio de campeonatos, ficamos com poucas dúvidas sobre as capacidades da equipa de gestão de ralis para realizar este rali no próximo ano no calendário do WRC”, expressou o Diretor-Geral do Promotor do WRC, Jona Siebel.
“Estamos entusiasmados por ter a Espanha de volta ao calendário do WRC e encorajados por ver a nossa estratégia claramente definida para ter uma oportunidade para os eventos do ERC terem um caminho para o WRC a concretizar-se à medida que o Rally Islas Canarias se segue à Letónia e à Polónia em 2024. ”
A passagem do calendário do ERC para o do WRC terá o benefício adicional do esperado afluxo de milhares de fãs que se dirigirão ao popular destino de férias europeu, combinando a ação acelerada nas etapas extremamente rápidas com um pontapé inicial para o seu verão. .
O rali promete superfícies de asfalto suaves e sinuosas que sobem e descem pelo interior vulcânico. Embora as temperaturas costeiras sejam conhecidas pelo clima favorável durante todo o ano na praia, os pilotos precisam estar preparados para condições climáticas variáveis à medida que as etapas serpenteiam pelo interior montanhoso das ilhas.
O WRC visitou Espanha pela última vez em 2022, quando o rali teve lugar na estância balnear de Salou, na Catalunha.
Deixe um comentário!