WRC vai ao Polar Ártico

Arctic Rally Finland

O Campeonato Mundial de Rally da FIA vai ao Círculo Polar Ártico pela primeira vez no próximo mês, depois de o Promotor do WRC adicionar o Arctic Rally Finland Powered by CapitalBox ao calendário de 2021.

O novo evento de neve e gelo terá lugar em Rovaniemi de 26 a 28 de fevereiro e substitui o cancelado Rally da Suécia como o único rali de inverno puro no WRC.

O anúncio significa que o país nórdico terá duas provas do WRC este ano. O Rally Finlândia, realizado nas icônicas estradas de cascalho da montanha-russa ao redor de Jyväskylä, acontecerá de 29 de julho a 1º de agosto.

Rovaniemi, a capital da província da Lapônia no extremo norte da Finlândia, fica fora do Círculo Polar Ártico. A competição acontecerá dentro da região, onde as temperaturas podem cair abaixo de -30 ° C em fevereiro.

A cidade é famosa por ser a casa do Pai Natal (ou Joulupukki como ele é chamado na Finlândia) e também atrai um grande número de turistas para ver as impressionantes exibições da Aurora Boreal – mais conhecidas como Luzes do Norte.

O rali começa na sexta-feira, 26 de fevereiro, com um shakedown matinal, antes das especiais de abertura daquela noite. O sábado apresenta três troços realizados duas vezes antes da etapa final de domingo, que se encerra com o Wolf Power Stage. As 10 etapas cobrem 260 km.

O rally será realizado sob estritos procedimentos nacionais, locais e da FIA Covid-19 e os organizadores seguirão todos os protocolos.

Jona Siebel, diretor administrativo do Promotor WRC, ficou impressionado com a determinação do promotor AKK Sports em organizar o rally em curto prazo.

“Desde que foi confirmado em dezembro que o Rally da Suécia não aconteceria, temos trabalhado muito com a AKK Sports, a cidade de Rovaniemi e os entusiastas de lá para tentar fazer essa prova. Foi uma corrida difícil contra o tempo e agradeço a todos os envolvidos ”, disse ele.

“Embora o rally comece daqui a 44 dias, sabemos que o AKK não deixará pedra sobre pedra para garantir que se tenham padrões elevados do tradicional Rally da Finlândia no verão.

“Os ralis de inverno fornecem algumas das ações mais espetaculares do desporto motorizado. Uma das maravilhas do inverno com neve total e grandes bancos de neve ao longo das estradas são o sonho dos pilotos, então acho que o WRC vai se divertido! ”

O CEO da AKK Sports, Riku Bitter, está maravilhado com a rapidez com que Rovaniemi abraçou a ideia de uma prova do WRC em tão pouco tempo.

“Decidimos investigar o assunto e explorar nossas possibilidades. Das várias opções, destacou-se Rovaniemi, com a sua sólida cultura na organização de ralis de inverno, boa reputação como cidade internacional de eventos e grande número de entusiastas e experientes nos ralis ”, afirmou.

O diretor de ralis da FIA, Yves Matton, disse: “Com o Arctic Rally Finland no calendário do WRC, vamos experimentar um rally numa região que sempre nos fez sonhar e onde as condições prometem ser ótimas para um rali de neve.

“Após o lamentável cancelamento do Rally da Suécia em dezembro, esta é a prova onde dos desafios podem surgir oportunidades.

“Gostaria de agradecer ao AKK e à equipa organizadora pelo seu empenho, profissionalismo e determinação, o que lhes permitiu tornar uma segunda prova na Finlândia num curto espaço de tempo. Daremos toda a nossa ajuda e apoio para garantir um grande sucesso para esta nova prova. ”

A alteração do calendário está sujeito à aprovação da FIA.